• Vida

    29.5 Milhões

  • Breakbar

    Defiance Bar: 4500

  • Tempo para Enrage

    11 Minutos

Pré Evento

Após matarem o Mursaat, vão poder observar que o ”Eye of Janthir” desaparece novamente e têm de desbloquear uma porta para poderem prosseguir em direção ao próximo Boss. Ao aproximarem-se da porta irão ganhar algo chamado ”Gift of True Sight” (um círculo pequeno irá aparecer por cima das vossas personagens), permite que os jogadores procurem pelas 4 chaves que precisam para desbloquear a porta, procurem pelos ”rubbles”.

Se tiverem um Thief no squad, essa pessoa consegue abrir a porta sem terem de apanhar as quatro chaves.

Localização das chaves

Desbloqueada a porta, vão encontrar o Samarog, numa arena cheira de Spears à sua volta. Quando se dirigirem em direção ao Samarog vai dar spawn a spears por onde iniciam o encounter.

Durante o encounter o Samarog tem diversas skills que vos dão knockback/lauch. Mandando-vos a voar no caso de levarem com essas skills. Se sairem disparados em direção a uma dessas spears levam one shot.

Assim que entram na arena a pessoa que procar o boss será o primeiro tank (geralmente é a pessoa que vai mais à frente).
A pessoa fixada irá ter um símbolo Roxo por cima da personagem.

Fixation/Tank

O aggro deste boss funciona por aproximação.

A primeira pessoa a ficar com o Aggro deste boss será aquela que deu início ao encounter por aproximação ou por ataque. Este aggro é trocado após partirem a barra de CC, a pessoa que estiver mais longe do boss quando a breakbar for partida será aquela que irá ter o próximo aggro. Quando iniciam uma nova fase após os 66% e 33% a pessoa que irá ganhar o aggro será aquela que está mais longe.

O jogador com o Fixation vai ter um cristal roxo a indicar que está fixado por cima da sua personagem. Classes suporte geralmente são as responsáveis por kitar o aggro.

Se a pessoa que estiver fixada for down, o aggro do boss irá passar a outra pessoa.

A pessoa fixada deve estar sempre na posição aposta do resto do squad. Apesar de ter o fixation consegue saltar as Shockwaves e dar dodge ao Prisoner Sweep efetuando dodge para dentro da hitbox e retornando a posição original após o boss acabar de efetuar a respectiva skill.

Durante o Prisoner Sweep o Samarog tem tendência a virar-se para o lado oposto do tank.

Spears of Aggression/Revulsion

Ao longo do encounter vão spawnando um tipo diferente de spears ao longo da arena, reduzindo assim o vosso espaço. Estas spears não vos causam muito dano, no entanto se forem projetados para cima dos AoEs ou tocaram nas mesmas vão receber algum dano e será vos aplicado Taunt/Fear/Daze.

A cada 20 segundos irá dar spawn a uma spear.

Podem remover estas spears partindo a breakbar, ou a health bar.

Se o Brutalize estiver prestes a ocorrer e o jogador com o fixation estiver dentro deste AoE das Spears, esse jogador morre diretamente.

Uma skills bastante útil para lidar com as spears é o ”Entangle” (Ranger), podem usá-lo entre fases para aumentar assim o vosso espaço.

Haverá uma mecânica que causa o desaparecimento de todas as spears na arena no entanto raramente acontece.

Brutalize – Defiance Bar: 4500

A cada intervalo de 10%, o Samarog irá efetuar esta skill, é extremamente importante o squad estar focado no CC devido ao tamanho da defiance bar que é 4500.

A janela para partirem a breakbar é de 15 segundos. Caso não a partam durante esse tempo o Samarog interrompe o ataque, no entanto lembre-se que é preciso garantir heals suficientes a quem sofre o Brutalize. Não recomendado.

Durante esta skill a pessoa que tinha o aggro do boss não terá skills para usar, e enquanto a breakbar não for partida estará a levar dano sistematicamente. Se a vida desta pessoa chegar a 0 essa pessoa morre, não tendo direito a um down state.

Ainda durante o CC, a pessoa afetada pelo Brutalize apesar de não conseguir efetuar skills consegue receber heals. Caso o CC do squad esteja lento, os healers devem tentar efetuar o máximo de heals que conseguirem para não perderem um membro.

O Samarog durante este ataque recebe um ”buff (Fanatical Resilience)” ao qual lhe é atribuido – 100% damage reduction, impossibilitando-o de levar qualquer dano.

Quando a breakbar for partida será selecionada um novo ”Fixation” e será aquele que estava mais longe após a defiance bar partiu.

A pessoa que tem o Fixation na última breakbar (10%) normalmente escreve ” /gg ” para tornar a kill mais rápida dando skip à mecânica.

Claw → Impaling Stab → Shockwave

O Samarog usa as suas Claws da frente duas vezes (Claw) antes de espetar com as duas Spears no chão (Impaling Stab), provocando uma Shockwave após o impacto. Projetando os jogadores que não a evitarem. Podem ser projetados para as spears fora da arena, o que significa a vossa morte.

Os ataques da Claw e da Shockwave efectuam um dano elevado, já o Impaling Stab efectua um dano massivo.

É tão importante evitar o dano do Impaling Stab como o dano da Shockwave.

Para evitar o dano da Shockwave e uma projeção apenas precisam de saltar a mesma, ou efetuar dodge de preferência na direção da wave.

Este encounter não tem muita healing pressure, só acontece caso os membros do squad estejam a falhar as respectivas mecânicas. Lembre-se de evitar dano mantendo-se sempre nas costas do boss, assim como saltando todas as shockwaves.

Esta shockwave pode ser evitada através do dodge/salto mas não pode ser bloqueada.

A projeção pode ser evitada caso tenham Stability. No entanto como a mecânica é básica conseguindo ser evitada apenas com um mero salto. Não devem forçar o squad a isso.

O Samarog usa esta sequência de habilidade duas vezes, seguida do Prisoner Sweep.

Prisoner Sweep

Este ataque é efectuado a um jogador random e como todos devem estar nas costas do boss para além do tank, este ataque será muito provavelmente direcionado para o lado oposto ao tank.

Durante este ataque ele estica os braços em conjunto com as spears e efetua um swipe da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.

Afeta até 180º na direção que está virado. Caso não evitem este ataque serão projetados.

Evitam este ataque passando rapidamente para as costas do boss. Após os dois swipes com as spears ele vira-se de novo para o Tank.

Podem bloquear e efetuar dodge a esta skill. Stability funciona para impedir serem projetados.

66% e 33%

Após chegarem a estas percentagem o Samarog irá tornar-se invulnerável e irá então para dentro de uma pequena arena, rodeado de Spears.
Enquanto o boss se move ele efectua uma espécia de charge, não devem permanecer à sua frente, pois são projetados.

Durante estas duas fases terão de lidar com duas adds para conseguirem prosseguir com o encounter e trazerem de volta o Samarog para a arena.
Quem tiver o aggro terá um cristal laranja/amarelo para cada add assim como um ”buff” na vossa buff table a sinalizar o mesmo.

Rigom e Guldhem

  • Enquanto o Guldhem e o Rigom permanecerem juntos, irão ganhar stacks de buffs que aumentam o dano do Guldhem e o HP do Rigom.
  • Enquanto o shield estiver ativo, o Guldhem direciona todos os ataques e as conditions para o Rigom.
  • Quando o Rigom morre, ele explode e regenera o HP todo. Se essa explosão acertar no Samarog, o Guldhem perde o shield e torna-se vulnerável.
  • A cada 33% de intervalo o Rigom ativa o Shield do Guldhem. Necessitam de repetir o processo.
  • Quando ambos morrem, o Samarog volta a tornar-se vulnerável e retorna à arena.
  • O aggro de ambos é trocado a cada 20 segundos.

Rigom: Quem estiver mais a sul irá apanhar o aggro desta add.

Guldhem: Quem estiver mais a norte irá apanhar o aggro desta add. Assim como o AoE que o Guldhem causa.

Nesta fase o objetivo será matar o Guldhem e depois o Rigom. No entanto só conseguem efetuar dano ao Guldhem se lhe removerem o shield.
Removem o shield quando o Samarog leva com o AoE do Rigom. Precisam de forçar o Rigom a permanecer perto do Samarog enquanto matam o Guldhem.

O Druid deve dropar o STAFF e trazer um longbow. Isto ajuda imenso a controlar o rigom. Pode optar também em levar Glyph of Tides.
Assim como Entangle (podem usar o entangle junto ao Rigom antes de empurrar) para imobilizar o Rigom assim que o mesmo se encontro perto do Samarog.
Classes com push/pull skills devem ajudar. Uma skills bastante utilizada é o 4 do focus do Mesmer.

Reparem que o Druid usa o Tides e o 4 do Longbow para empurrar o Rigom para junto do Samarog e o Chrono prepara o 4 do Focus. Assim como o Guldhem perde o Shield logo após o Samarog levar com o AoE do Rigom. GIF

O Guldhem irá ter shield aos 100%, 66% e aos 33%.

Devem ter cuidado com a skill ”Anguished Bolt” do Guldhem, é lançado um projétil e será visível atráves de um AoE, dá um dano elevado e stun.

Após removerem o shield dos 33% podem trazer o Rigom para perto de vocês e matar ambos. Assim que os dois forem mortos o Samarog volta à arena.

Inevitable Betrayal

Esta mecânica é adicionada a todas as outras após os 66%.

Irá aparecer um aviso e serão escolhidas duas pessoas. Essas duas pessoas irão ter um AoE verde pequeno com um efeito decrescente a sinalizar o tempo que têm para se aproximarem uma da outra até rebentar. Uma das pessoas escolhidas irá ainda ter outro AoE grande à sua volta. Caso ambos os jogadores não se juntem o AoE rebenta e muito provavelmente o jogador que o tinha irá down. Levando cerca de 15k~ de dano.

O jogador com o AoE grande deve evitar movimentar-se demasiado, no entanto sair de perto do resto do squad. E os jogadores que não foram selecionados para esta mecânica deve sair de dentro do AoE.

Quem permanecer dentro do AoE grande e não tiver selecionado para tal irá down.

Esta mecânica repete a cada 24 segundos.

Bludgeon

O Samarog irá levantar a spear e bater com ela no chão à sua frente, causando um dano extemo, e dando knockdown a quem acertar.

Pode ser bloqueado e evadido.

< 33%

Depois de trazerem novamente o Samarog para a arena vão repetir tudo até aqui então. Apenas precisam de ter cuidado com os ataques do Samarog, com o espaço reduzido e tudo o resto.

Tenham em especial atenção a mecânica do Prisioner Sweep pois facilmente projeta as pessoas com o Inevitable Betrayal para cantos diferentes para além do Stun que causa após os 33%. Tornando a pressão maior no restanto encounter.

Para esta última fase o Bludgeon substitui um dos combos da Shockwave, a sequência será a seguinte: BludgeonShockwave comboPrisoner Sweep.

O Tank dos 10% normalmente dá /gg para skippar a mecânica da breakbar.

Spear Pull

Esta última mecânica não é certa e ocorre em intervalos não definidos. Talvez pelo número de spears que se encontram na arena.

O Samarog vai puxar todas as spears que se encontram na arena na sua direção. Levam dano por cada spears que vos acerte.

As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.
As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.