• Vida

    25.9 Milhões

  • Tempo para Enrage

    10 Minutos

Ao entrar no templo o jogador irá deparar-se com 4 fontes àgua, é imperativo que o jogador esteja atento ao posicionamento das mesmas visto serem necessárias para lidar com a mecânica da corruption (discutida mais tarde nesta guide).

Ao redor da sala no Templo existem 4 fontes. Essas fontes vão ser a chave para uma das várias mecânicas do boss.

Durante este boss não há tank designado, o boss dá aggro ao player que estiver mais longe. Este boss tem bastante mecânicas que forçam os players a afastarem-se do grupo ou do Matthias isto vai fazer com que ele se mexa bastante.

Uma das mecânicas chave, é lidar com o ”Blood Shield”. O Matthias vai ganhar um shield várias vezes durante a raid, se não tiverem alguém que consiga destruír esse shield não lhe conseguem causar dano.
O básico para este encounter:

Fase

Quando Começa?

Tema

Mecânica Ambiental

Mecânica Passiva

Mecânica

Corruption

Sacrifice

1

100%

Gelo

Patches de Gelo

Chill

Hadoken

ATIVA

ATIVA

2

80%

Fogo

Tornados de Fogo

Caso o jogador NÃO

se movimente ou leve

dano são aplicados 3

stacks de burning

Well of The Profane

ATIVA

ATIVA

3

60%

Tempestade

Nuvens

Caso o jogador se mova

ganha stacks. Se o número

de stacks chegar aos 10

o jogador leva knock down

e são aplicados 5 stacks de

poison

Timed Bomb

ATIVA

ATIVA

4

40%

Todas (ciclo de 30s a

começar em gelo)

Fantasmas + as 3 mencionadas em cima alternadas

As 3 mencionadas em

cima alternadas

Hadoken e Time Bomb

durante toda a fase 4

ATIVA

INATIVA

Blood Shield GIF

O Matthias vai ganhar um bloodstone shield, ficando invulnerável. Este shield funciona por stacks, desta forma quando o shield aparece o Matthias ganha 18

stacks de Blood Shield que têm de ser removidos para remover o shield. Pouco depois de ganhar o shield, o player que iniciou o boss, vai ficar com um pequeno target por cima da sua personagem, o que significa que o Matthias vai lançar uma sequência de Blood Shards a esse jogador.

Durante este ataque (Blood Shards) o boss não se move.

Este ataque dá um dano elevado, no entanto é este mesmo ataque que quebra os stacks de shield ao serem refletidos. O player que tiver com o target deve ficar entre a skill que está a refletir os shards e o Matthias.

Se a skill definida pelo squad for o ”Feedback” por exemplo (Mesmer), essa mesma skill cria uma bolha idêntica à do boss e com as mesmas dimensões.

Nota: Dependendo da skill utilizada para reflectir e como for usada se o target player permanecer dentro da bolha do boss os cristais podem não ser refletidos, acaba por não remover stacks ao boss e o player leva então um dano massivo das Blood Shards.

Caso não consigam por algum motivo remover os stacks todos, apenas têm de esperar até o mesmo voltar a executar o ataque Blood Shards. Quando isto acontecer voltam a utilizar alguma skill que consiga refletir os cristais.

O shield volta a aparecer aproximadamente 30 segundos após o shield anterior ter sido destruído (40segundos na última phase).

É importante terem as skills off cooldown para cada Shield phase! O aconselhável é haver dois players com reflects para o caso de não conseguirem por alguma razão remover a bolha à primeira, ou em caso do player designado morrer torna o encounter impossível.

Oppressive Gaze/ Hadoken

O Matthias vai rodar o staff e lançar uma bola de energia para o player que esteja com o target (Blood Shards). Este ataque causa um dano elevado, e afeta todos os que estiverem no caminho do mesmo quando este for lançado. Prestem atenção para que direção ele está virado enquanto roda o staff.

Este ataque é repetido aproximadamente a cada 15 segundos, mas apenas na primeira (até aos 80%) e última phases (após os 40%).

Conseguem bloquear, dar evade, distort e etc a este ataque. Se estiverem afastados do Matthias basta apenas darem sidestep na altura da skill.

Durante o resto o boss vão ter que lidar com várias mecânicas em simultâneo. Algumas delas são as seguintes:

Corruption

Começa aos 9:55, e a cada 30 após o mesmo, um player aleatório vai ficar corrompido. Este, vai ganhar uma pequena caveira verde em cima do character assim como um AoE ao seu redor que causa dano a todos os que estejam dentro do mesmo, incluíndo o player. Quando estiverem com esta mecânica as bordas do vosso ecrã ficará a amarelo e vai produzir um som característico da mecânica.

A única maneira de remover este efeito é moverem-se para uma das quatro fontes à volta do templo. Assim que entram numa das fontes perdem o corrupção, porém deixam a fonte corrompida no vosso lugar, ficando assim ”suja” num tom avermelhado sujo. Causará dano a qualquer pessoa que a pise. Passados 90 segundos a fonte volta ao normal e pode ser usada novamente para removerem a Corruption.

Como as fontes ficam corrompidas, os players vão ter de verificar antes de se moverem em direção a uma delas se a mesma está ”limpa” , existem 4 fontes, e em certas alturas do encounter apenas uma das fontes vai estar disponível devido aos 90 segundos de espera. Verifiquem sempre atráves da cor se estão a ir em direção à correta.

Esta mecânica pode pressionar bastante os healers e os mesmos devem estar atentos a quem está a ir em direção às fontes, tentanto assim ajudar com alguns heals extras.

10 segundos após o primeiro Corruption ocorrer, o Matthias vai sacrificar um player aleatório.

Nota: É necessário que o jogador tenha evoluído a mastery ”Forsaken Thicket Waters” para não levarem stun após perderem o Corruption.

Blood Sacrifice

Começa aos 9:45 e a cada 45 segundos após, o Matthias vai escolher um player random para ser sacrificado. Quem tiver corrompido não pode ser sacrificado.

Após os 40% deixa de haver sacrificios, no entanto se alguém tiver sido escolhido como sacrificio pouco antes dos 40% essa pessoa continuará a precisar de CC.

Vai aparecer uma mensagem no ecrã a avisar que um player vai ser sacrificado, esse player vai ser então teleportado para o meio da sala, tornar-se-a vulnerável aos ataques do squad e vai ganhar uma breakbar. Tornar-se-a incapaz de se mexer ou usar skills, se a breakbar não for partida nos 10 segundos após ter sido escolhido como sacrifício essa pessoa então morre.

O Objetivo é serem o mais rápidos possível a quebrar a breakbar da pessoa sacrificada, evitando dar dano, visto a mesma poder morrer não só pela falta de CC como pelo dano do squad.

O Hp da pessoa sacrificada passa a ser 100,000.

A Breakbar é de 2500.

Shards of Rage

Este ataque vai coincidir com o primeiro Blood Sacrifice, o Matthias vai efetuar uma espécie de mortal e bater com o staff no chão lançando em todas as direções Blood Shards. Estas causam um dano moderado, evitem estarem na hitbox do boss e levarem com todos, pois é insta down. Cada shard que vos acertar vai garantir-vos um stack de ”Blood Fueled” que aumenta em 10% o vosso dano durante 20 segundos.

Estes cristais são projetéis, podem ser destruídos ou refletidos. Ao refletir estes cristais vão passar os stacks de Blood Fueled para o Matthias.

Evitem skills que reflitam quando ele performa este ataque. Ou levar traits que possam ter o mesmo efeito.

Fase 1 - ICE (100% - 80%)

Tempo: Tempestade de neve – Reduz a velocidade do movimento, e aplicado ”Chill” e dano moderado aos players a cada 10segundos.

Efeito do ambiente: Icy Patches – A cada 5 segundos vai aparecer umas manchas de gelo no chão. Se o jogador permanecer neste field levará knock down.

Podem remover as machas de gelo aplicando stacks de burning. Estas podem permanecer após os 80%. Se houver um Sun Spirit o squad aplica stacks de burning ao atacar, o que ajuda a limpar estes AOE’s.

Mecânica única durante esta phase: Oppressive Gaze / Hadoken

Fase 2 - Fire (80% - 60%)

Tempo: Onde de calor -A cada 10 segundos os players recebem 3 stacks de burning. Adicionalmente se ficarem parados vão receber dano também. (Idêntico à fractal ”Volcanic” boss final.)

Efeito do ambiente: Tornados de Fogo – Dois tornados de fogo vão aparecer na sala, e qualquer player que toque num desses tornados vai permanecer dentro do tornado dentro de uns segundos enquanto recebe dano.

Mecânica única durante esta phase: Unstable Blood Magic

Unstable Blood Magic

A cada 10 segundos durante a Phase 2 (80%-60%) e na última fase do boss(<40%), um player vai receber uma SAK (Special Action Key) assim como aparecerá uma caveira grande por cima da sua personagem. Esta caveira é maior que a caveira da Corruption.

Ao utilizarem a SAK perdem a Unstable Blood Magic e dropam um AoE chamado ”Well of Profane” na localização onde tiver sido utilizada. O AoE tem cerca de 360 de radius, e causa um dano elevado a quem lá tocar, tem a duração de 90 segundos, após isso desaparece.

Se o player for down enquanto tem a SAK, a skill será automaticamente dropada, idêntico ao que acontece na Slothasor.

Devido à duração de cada Well of The Profane, devem ter cuidado onde utilizam ou dropam o AoE, de maneira a facilitar o squad nos movimentos, e deslocações às fontes.
Nunca dropem nas fontes, lembre-se que o squad precisa delas para outra das mecânicas.

Fase 3 - Storm (60%)

Tempo: Aguaceiros – Aplica 5 stacks de poison e dá um dano moderado aos players a cada 3 segundos. Em adição, ao moverem-se vão ganhar stacks de um debuff que vou causa um knockdown de 3 segundos assim que atingirem os 10stacks.

Ambiente: Nuvens de tempestade – Uma larga nuvem vai rodar CW (Clockwise) ao redor da sala dá um dano elevado e aumenta os stacks do downpour debuff se o jogador permanecer dentro do AOE.

Mecânica única da phase: Zealous Benediction

Zealous Benediction

A cada 20 segundos, 5 jogadores (10 após os 40%) vão ganhar uns AoEs que se preenchem com o tempo. Assim que estiverem cheios, afeta dano ao player e se outro alguém estiver dentro do AoE vai levar insta down.

Durante esta phase devem evitar mover-se, ao contrário da phase anterior, no entanto vão ter de saber lidar com a mecânicas das fontes e do Zealous Benefiction ao mesmo tempo que evitam movimentos desnecessários.

Devem prestar atenção à quantidade de stacks que têm durante esta phase, após os stacks chegarem a 10, vai alterar-se para um debuff chamado ”Unbalanced” devem preparar-se para o knockdown, que pode ser evitado com stability, ou pode ser bloqueado. Caso não se movam ele é removido.

Condition Cleanse é extremamente importante nesta phase, os stacks de poison reduzem a quantidade de healing que o grupo recebe.

Fase 4 - Abomination (40%)

Assim que chegam aos 40% o Matthias vai ser consumido pela bloodstone magic e vai transformar-se numa abominação. Após isto acontecer, todos os jogadores vão receber a mecânica do Zealous Benediction e recebem Fear.

Nota: Podem poupar algum skill que vos forneça stability para ignorar o fear

Durante esta phase, os últimos 40%, as fases vão ser alterternadas a cada 30 segundos, assim como o tempo e os efeito. Ele vai usar todas as mecânicas únicas nesta fase, e a fase começa com ele a executar as três muito rapidamente. Após o Zealous Beendiction ele vai usar o Oppressive Gaze/Hadoken seguido de Shards of Rage.

As mecânicas são idênticas às anteriores, contudo passam a ser mais perigosas:

Oppressive Gaze – Dá mais dano, e tem uma nova animação.
Blood Sacrifice – Este ataque não ocorre mais após os 40%.
Fire Tornadoes – Agora existem 4 tornados.
Storm Cloud – Agora existem 2 storm clouds.
Zealous Benediction – Este ataque agora afeta todos os players que não estiverem afetados por qualquer outra mecânica.

Surrender / Spirits

Esta é a última mecânica que é introduzida neste boss, e é extremamente importante.

Começa 15 segundos após os 40%, um spirit invulnerável vai dar spawn num dos cantos da sala, e vai percorrer até o lado oposto em linha reta passando pelo centro da arena, após chegar ao outro lado vai dar despawn. 15 segundos depois vai spawnar outro spirit e volta-se a repetir o mesmo.

Assim que o Matthias chegar aos 20% um spirit vai spawnar a cada 15 segundos.

Os spirits têm ao seu redor um pequeno AoE que dá um dano massivo a qualquer player que lhe toque.

O dano pode ser bloqueado mas não pode ser evadido.

Apenas precisam de dar sidestep e evitar os spirits.

As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.
As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.