• Vida

    22 Milhões

  • Breakbar

    Defiance Bar: 2000

  • Enraged Timer

    8 minutos

Pré-evento

Assim que entras no Spirit Vale, existem 3 guardians de cor diferente. A ordem em que aparecem é aleatória e cada um deles tem mecânicas que são usadas no Vale Guardian. Há um círculo grande à volta de cada guardian, ao entrarem no círculo vão dar aggro ao guardian e, enquanto permanecerem dentro do circulo levam pequeno dano ao longo do tempo assim como diminui o vosso movement speed.

Red Guardian

O Red Guardian tem uma toughness extremamente elevada pelo que todo o dano baseado em power se torna ineficaz. Por este motivo o squad tem de ter 2 a 3 jogadores a jogar de Condi DPS (CDPS). O Red Guardian introduz também a mecânica das seekers.

Seeker

As Seekers são orbs vermelhas que surgem a cada 15 segundos e que se movem em direção aos jogadores. As Seekers podem magoar bastante ao longo do tempo mas dão despawn após 20 segundos, e são suscetíveis a CC (Immobilize, Stun, Pull etc). Cada Seeker tem um AoE pequeno à volta que dá dano elevado e portanto devem ser imobilizadas, ou afastadas do grupo, assim como dar sidestep e tentar evitar entrar dentro do AoE. Tendo em conta os 20 segundos de vida dos Seekers não se deve gastar todas as formas de CC na mesma wave.

Green Guardian

O Green Guardian apenas adiciona uma mecânica, o Unstable Magic Spike.

Unstable Magic Spike: Pequenos círculos azuis vão aparecer a cada 10 segundos onde vários players estão e, após cerca de 2,5/3 segundos  rebentam, causam dano moderado e teleportam quem estiver dentro do AoE para um local aleatório. Ficar sobre o AoE azul deixa o ecrã com as bordas amarelas como aviso. O teleport pode ser bloqueado (Distort, Block, etc), evadido (dodge) ou evitado (sidestep). Com 2,5s para gastar, o sidestep é o mais eficiente.

Blue Guardian

O Blue Guardian começa com um boon único (Blue Pylon Power). Este boon deixa-o imune a qualquer tipo de dano ou condition sendo necessário remover o boon (boon strip) utilizando por exemplo: AA chain do Chrono, Banish Enchantment (Mallyx) do Renegade. Após 10segundos ele volta a ganhar o boon de novo e Protection.

O Blue Guardian adiciona uma nova mecânica, a Distributed Magic.

Distributed Magic: Um círculo verde vai dar spawn num local aleatório a cada 15 segundos. O círculo vai reduzindo durante 5 segundos, até ficar vazio, altura em que vai dar um dano massivo que ignora Protection (80% do vosso HP máximo) a todos os jogadores. Se 4 jogadores estiverem dentro do círculo (3 durante a split phase do Vale Guardian), o dano vai ser negado. Jogadores downed não contam para o propósito.

Boss Fight - Vale Guardian

"Ready Check"

Assim que os três guardians iniciais forem mortos, vai dar spawn no centro da plataforma o Vale Guardian (Boss). Este Boss tem uma toughness baixa portanto Power Dps são recomendadas mas devido ao Red Guardian é necessário manter 2 a 3 CDPS. Quando se aproximam do Boss vai aparecer uma parede à volta da plataforma que mata instantaneamente quem estiver do lado de fora, e o jogador com mais toughness  do squad vai ser quem vai ficar com o aggro do Boss e, consequentemente, a tankar. É recomendado tankar o Boss do lado oposto do grupo de forma a que apenas o tank fique à frente dele e assim evitar dano dos AA do Boss para os restantes jogadores. Ao longo do Boss, as mecânicas que foram usadas nos três Guardians anteriores vão voltar a aparecer, incluindo a Distributed Magic.

Há duas estratégias para lidar com a Distributed Magic (Círculos verdes):

A primeira envolve designarem um mínimo de 4 jogadores (3 durante split phases) para correrem em direção ao círculo verde e permanecerem lá de forma a negar o dano (Ranged classes são a prioridade).

A segunda envolve ignorar o círculo verde e, assim que levarem o dano massivo, os Healers tentam dar burst heal. Podem também usar barrier (ex: Scourge), para minimizar a perda de HP. Esta estratégia vai colocar uma pressão maior nos Healers. Ser apanhado pelos círculos azuis (teleporte) quando o círculo verde ”explode” significa ficar afastado do grupo e sem heals o que pode resultar em wipe.

Fase 1

Seekers – 3 seekers vão dar spawn a cada 20 segundos.

Distributed Magic – Os círculos verdes precisam de 4 jogadores para o dano ser negado.

A arena é dividida em 3 setores, com um pilar no centro de cada um. O círculo verde vai dar spawn no setor onde o Boss está. Ex: – Se ele estiver na parte Vermelha, o círculo verde vai dar spawn na parte vermelha.

Se estiverem a fazer os círculos verdes é recomendado tankar junto a um pilar, normalmente o azul. Para garantir que o círculo verde dá spawn dentro da pequena área azul.

As seekers dão spawn sempre a meio de cada setor, o que significa que pelo menos uma delas vai aproximar-se rapidamente do grupo, e as restantes 2 devem chegar juntas.

Como anteriormente, as Seekers precisam de ser afastadas ou impedidas de chegar perto do grupo.

Se estiverem a ignorar os círculos verdes é recomendado tankar no centro da arena ou entre dois setores (regra geral, azul e vermelho). Tankar no meio é mais rápido mas mais arriscado sendo a melhor opção para grupos com bom DPS. Tankar entre setores tem a vantagem de só se lidar com 2 seekers, visto que a última não chega a tempo.

A imagem abaixo vai demonstrar os setores, assim como o sítio onde tankar: 1 (meio de um setor, geralmente é no setor azul), 2 (no meio de 2 setores), 3 (no centro da arena).

Split Phase 1 (66%)

Quando chegarem a 66%, o Boss vai ficar invulnerável e vai correr para o centro da plataforma. Isto significa a split phase. Os 3 guardians que mataram de início vão reaparecer com as mesmas mecânicas, um em cada setor e têm de ser mortos para o Boss reaparecer. 

Quando eles dão spawn, cada jogador vai ficar com um símbolo na sua cabeça, correspondente ao setor em que estão, quando eles deram spawn. É importante estarem no setor certo quando isto acontece, pois levam dano adicional caso estejam no setor errado. Uma estratégia comum é os CDPS irem em direção ao setor vermelho, um healer para o setor verde, e todos os outros para o setor azul.

É necessário ter alguém com boonstrip para o setor azul. (Ex: 3º AA da chain da sword do chrono; o skill Banish Enchantment na stance de Legendary Demon do Revenant). Os guardians vão dar aggro por proximidade, portanto o jogador no verde vai puxar o green guardian para junto do blue guardian e para junto dos restantes DPS. Assim que ficam a 1% há uma breakbar novamente e então desaparecem, assim como o símbolo por cima da vossa cabeça. 

Nota: – Quando matam o guardian o símbolo desaparece mas continuam a levar bastante dano caso vão para outro guardian para o qual não têm o símbolo da respectiva cor.

Fase 2

Assim que a split phase acaba, o Boss continua como anteriormente, apenas com duas novas mecânicas.

– Quando as primeiras seekers dão spawn, o setor verde vai acender. Vai dar dano por pulsos a quem estiver em cima. A troca de setor vai ocorrer a cada 20 segundos, e roda no sentido dos ponteiros do relógio (Clockwise). Se estiverem a fazer os verdes, é essencial que eles não spawnem no setor que está ativo, portanto o tank tem de andar com o VG no sentido clockwise de setor em setor a cada 20 segundos. Conseguem estar com um setor de diferença garantindo maior segurança. Quando estão a ignorar os círculos verdes, simplesmente precisam de dar sidestep se virem que o setor onde estão ficou ativo.

A segunda nova mecânica é chamada de ” Magic Storm ” (Defiance bar: 2000).

– O VG vai elevar um dos braços, e vai ganhar uma breakbar enquanto dispara para o ar orbs, que causam dano até partirem a breakbar. Não vai haver respawn de seekers, círculos verdes ou azuis, enquanto esta fase de CC estiver ativa.

O ataque acaba automaticamente assim que o próximo setor for ativado.

– Split Phase 2 ocorre aos 33%.

– A split phase é idêntica à anterior.

Fase 3

A fase final não introduz mecânicas mas tem algumas alterações:

Seekers – Vai haver spawn de uma seeker adicional no centro da plataforma.

Unstable Magic Spike (Círculos azuis) – vai dar spawn debaixo de todos os players e não só a quem está mais próximo do Boss.

Vai haver dois setores ligados e não apenas um, a começar pelo verde e azul. Continua a ser clockwise a troca de setores portanto desta vez apenas têm um setor seguro. A troca ocorre a cada 17 segundos e não a 20 como anteriormente.

Para grupos que estejam a fazer os verdes, é importante andarem com o boss o mais rápido possível para garantirem que o verde não dá spawn num setor ativado, o que pode resultar no wipe do squad ou em mortes desnecessárias.

A breakbar (Magic Bullet) tem de ser partida rapidamente para garantir que não haja atrasos no movimento do boss. 

As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.
As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.