• Vida

    22,62 Milhões

  • Breakbar

    Defiance Bar: 2000

  • Tempo para Enrage

    11 Minutos

Mini Game

Para começar o encounter precisam de matar um clone da Xera na plataforma número 1.

Antes de chegarem até ao boss precisam de concluir uma espécie de ”mini jogo”, para tal devem dividir o squad.

Ex: Subgroup 2 em direção à plataforma 6, Subgroup 3 em direção à plataforma 2. (IMG)

Aos 10.54 no timer, vão aparecer dois ley lines em direção à plataforma 6 e 2.

Ambos os 2 grupos voltam a encontrar-se na plataforma 4 após o ”mini jogo” ao qual seguem em direção à Xera. (IMG)

Os mini jogos são iguais nas seguintes plataformas: 6 e 2; 5 e 3.

O objetivo vai ser o mesmo. Destruir o cristal para terem acesso ao próximo ley line.

Plataforma 6 e 2:

Para conseguirem destruir este cristal, têm de remover o shield.

Para o fazer precisam de empurrar as 3 orbs em direção aos 3 rifts (Clockwise). Pulls/push e knockbacks funcionam, no entanto precisam de ter cuidado para não puxarem mais que uma orb. GIF

Caso alguma das orbs toque nos AoEs, ela vai dar despawn, voltando a dar spawn mais tarde.

Enquanto partem o cristal, precisam de ter cuidado com projeteis e AoEs, estes, causam um dano considerável e aplicam bastantes stacks de confusion e aumentando assim um debuff que irão ganham idêntico ao KC.

Têm tempo limitado para prosseguir para a próxima plataforma.

Derangement – DEBUFF

Estes stacks são aplicados pelos aoes vermelhos pequenos que vão aparecendo ao longo do encounter, ou pela Xera. Idêntico ao Twisted Castle .

Mortal aos 99 stacks.

Geralmente o Debuff não é o problemátic, no entanto pode causar fear aos 80 stacks o que pode cuspir o jogador para fora da plataforma.

Podem ter uma noção básica dos vossos stacks consoante a cor do cristal que estiver por cima das vossas personagens. Existem três cores de aviso: Prateado, Dourado e Vermelho.

Conseguem remover alguns stacks do debuff ao longo do boss se destruirem Bloodshard Shards. Cada shard vai remover 5 stacks do debuff.

Stacks golden

Plataforma 5 e 3

Nesta plataforma precisam de três jogadores 1 em cada botão (ao mesmo tempo) para removerem o shield.

Classes support geralmente ficam nos botões para os DPS conseguirem destruir o cristal rapidamente.

Ao pisarem o botão vão ganha um stack que aumenta ao longo do tempo (cada botão tem stacks diferentes). Após ultrapassarem os 10 stacks vão down. O ideal é saírem do botão aos 8/9 stacks.

Nota: Caso alguém saia do botão mais cedo que vocês, devem sair do mesmo e rodar normalmente. Isto acontece porque aquela pessoa entrou primeiro no botão que vocês, logo tem um maior número de stacks, daí ser necessário rodar.

Após saírem do botão devem prosseguir para o botão ao lado (Clockwise), o stack que vão ganhar vai ser diferente ao do botão anterior. Apenas precisam de repetir o mesmo processo até destruírem o cristal.

Têm tempo limitado para prosseguir para a próxima plataforma

Tower 2 Stacks

O squad volta a encontrar-se na plataforma 4, e segue para a Xera.

Boss Fight - XERA

Fase 1 (100% - 50%)

A plataforma é dividida em 12. “fatias” (Irá das spawn uma shard por fatia)

Existe um padrão para um das ataques/skills (Gravity Well) da Xera ao qual o squad deve estar preparado, e bem posicionado de forma a evitar o padrão. IMG

É extremamente importante o tank saber onde se posicionar. De uma forma geral a Xera requer que o jogador que esteja a tankar saiba o encounter extensivamente.

Gravity Well

Dá início após 30 segundos em que entram na plataforma (em cada fase), metade da plataforma vai ser coberta com um AoE ”aura” roxa/rosa.

Caso permaneçam nesta área, os vossos boons irão ser corrompidos, transformando-se em conditions, são aplicados ainda 25 stacks de Derangement, e vão ficar a ”flutuar” durante uns segundos.

Este efeito dura 5 segundos, e volta a acontecer a cada 30 segundos. (25seg na Fase 2).

Confounding Frenzy

A Xera vai dar um slash contínuo (cerca de 3 seg, similar ao blurred frenzy AKA 2 da sword de mesmer) e rápido para a frente, dando um dano considerável e aplicando três stacks de Confusion por cada hit.

Este ataque é repetido a cada 30 segundos.

É extremamente importante não ficarem à frente deste ataque à excepção do Tank. O mesmo deve ter alguma skill que lhe dê block ou condi cleans/heal para não ir down. Isto é extremamente importante em especial porque embora a xera não se movimente durante esta animação pode trocar de posição caso o tank se mexa, e se por algum motivo o tank se mover para cima do grupo o ataque vai continuar na direção do mesmo o que pode levar a um wipe muito facilmente.

Phantasms e White Mantles

Alguns segundos após começarem o boss, irá dar spawn a 3 Phantasms próximos da Xera, e 15 segundos após um grupo de três White Mantles irão dar spawn numa localização random da plataforma. Um novo grupo de White mantles irá dar spawn a cada 25seg.

Ambos os grupos de adds dão um dano considerável, devem ser mortos rapidamente, são suscetíveis a conditions e CC, devem usar pulls e matando-os através de cleave damage.

Bloodstone Fragment ( > 50%)

A cada 10 segundos um bloodstone vai dar spawn na berma de uma das divisões da plataforma, e começa a sul. A rotação é no sentido Clockwise. (Até aos 50%)
Ao redor de cada cristal está um largo AoE, que aumenta os vossos stacks de Derangement enquanto vocês permaneceram dentro do mesmo.
Ao destruir cristais removem alguns stacks.

Este mesmo AoE torna as conditions em boons tanto à Xera como aos Adds assim que eles entram no AoE. Esta mecânica pode complicar bastante o sucesso do encounter, e deve ser evitada ao máximo. O tank deve ser responsável por um bom posicionamento de maneira a evitar este tipo de situações.

Nota: Os cristais spawnam mais rápido enquanto a breakbar da Xera não for partida. É importante o CC ser rápido não só devido ao ”Buff” que o boss recebe como para a mecânica dos cristais.

Summon Fragment (Defiance Bar: 2000)

Primeira Fase

Assim que chega aos 90%, a Xera vai parar de atacar elevando a espada e vai ganhar uma breakbar. (60seg cooldown)

Enquanto essa breakbar não for partida os bloodstones vão dar spawn mais rápido, e o dano que ela recebe é reduzido em 80%. Por este motivo é extremamente importante partirem a breakbar o quando antes, mesmo que sejam DPS.

Tenham em consideração se preferem continuar com os 80% de dano reduzido em 10 membros do squad ou perder uma ou duas skills/1seg a dar alguma skill numa breakbar com uns míseros 2000.

Segunda Fase

Na segunda fase o CC ocorre com 60 segundos de cooldown (somente se o dps for baixo ou não tenham concluído certas mecânicas).

Embora tenha um cooldown de 60seg, a breakbar pode alterar consoante o dps do squad e devido ao tempo que os mesmo demoram a voltar após partirem o cristal no teleporte dos 40% e 20%.

A Xera só terá uma breakbar 10/15seg ~ após os jogadores que levaram teleporte terem voltado à plataforma assim que destruírem o cristal.

Ambient Magic

Este ataque ocorre uma vez na primeira fase (aos 75%). Alguém será designado e irá ter acesso a uma Special Action Key (SAK), e uma mensagem irá aparecer no ecrã a avisar com o seguinte texto: ” JeanPierre (Nome de alguém do squad) has harnessed ambient magic”, seguido de ”Xera is poised for a Deadly attack”.

Na segunda Fase este ataque é repetido aos 40%, 20%, 10%.

A SAK é uma skill Ground Target, deve colocar onde se encontra o grupo de forma a não morrer ninguém.

Esta skill não deve ser usada logo após ser obtida, pois a duração do shield não é suficiente até ao boss efetuar o ataque. Devem esperar um pouco, uma forma de decorar o timing é usar após a segunda mensagem de aviso desaparecer (”Xera is poised for a Deadly attack”).

Também se podem guiar através dos movimentos bruscos das ”Alucinações” no exterior da plataforma.
Este ataque mata qualquer pessoa que esteja fora do shield. A duração do shield é de 5seg.
Este ataque pode interromper o spawn de Gravity Wells, no entanto não altera a sequência.

Temporal Shred

Este ataque começa 40 segundos após a entrada na plataforma, na primeira e na segunda fase. E repete a cada 50seg.
Irá aparecer um laser no centro da plataforma, disparando orbs em todas as direções.

Se estas orbs acertarem em alguém vão explodir, causando um dano elevado, e aplicando stacks de Confusion, dando origem também a pequenos AoEs que aplicam Slow, e pode dar CC (Flutuar) a quem lá tocar. Isto significa que ao levarem hits destas orbs, não só se prejudicam a vocês como ao resto do squad.

Esta mecânica é também o motivo do squad ter de sair do meio da plataforma, de forma a evitar wipe.
Um squad com bom dps pode ignorar esta mecânica se chegar rapidamente às percentagens da mecânica do Shield. (Ambient Magic)

Por último falta aprender o básico sobre o tankar, e como o fazer e quando o fazer, e isso é a tarefa mais difícil deste boss, pois requer que o mesmo saiba os timings, verifique o DPS do squad e quando é a altura correta para o fazer.

Podemos dividir o tanking em duas metades: A primeira (até aos 50%) e a segunda e última (últimos 50%).

O que determina como o tank se move?
Existem três fatores importantes:


– Os cristais na primeira metade dão spawn no sentido CW.
– Na segunda metade começam no sentido oposto CCW.


– O sentido e onde spawnam os Gravity Wells. É importante referir que até aos 50% existe um padrão e após os 50% o padrão muda.


– O laser e orbs que nos forçam a sair do meio da plataforma para as pontas.

Para quem quiser uma guide mais detalhada

Após os 50%

Devem seguir a direção das setas que irão aparecer e deslocar-se para as plataformas à volta da central. Nesta fase apenas precisam de limpar os bloodstones shards que aparecem (1 por plataforma) e seguir em direção à próxima apanhando o ley line.

As plataformas têm formas diferentes, tenham cuidado ao usar o glide. Não caiam das plataformas desnecessariamente causando perda de membros para a segunda fase.

Enquanto partem os cristais vão perdendo alguns stacks do Dearangement. Evitem os AoEs que vão aparecendo, é preferencial usar ranged skills , contudo, caso não seja possível devem deslocar-se ao cristal (caso queiram concluir o boss).

Druids: Não devem gastar desnecessariamente o Celestial Avatar. Devem ter Cooldown para quando estiverem todos na plataforma 4 haver um precast de might/fury antes de seguirem em direção ao boss.
Chronos: Evitar usar o Continuum Split durante esta fase. Completamente inútil e vai dificultar a partilha de boons/dps no começo da segunda fase.

Glide

Fase 2 (50% - 0%)

Vai ocorrer uma mecânica diferente:

5 membros do squad vão ser teleportados aos 40% e aos 20%.

Serão teleportados para uma das torres, do lado de fora, enquanto o resto do squad continua na Xera. No teleporte dos 40% a torre vai ter a mecânica das orbs ao qual precisam de empurrar para os rifts de modo a retirar o shield.

No teleporte dos 20% será a mecânica dos botões, precisam de 3 pessoas em simultâneo (1 em cada botão) para conseguirem remover o shield (Rotações de botões são sempre no sentido CW).

Em ambos os teleportes existirá um portal na plataforma, ao qual apenas uma pessoa pode voltar para a Xera. Geralmente é um healer e o Druid de preferência.

Após os cristais serem destruídos, voltam a ser teleportados para a plataforma principal, vão ganhar um buff chamado ”Hero’s Return” durante 10 segundos. Este buff vai prevenir que recebam stacks de derangement, e torna-vos imunes ao CC do Gravity Well.

Outras alterações:

Nesta fase o Gravity Well ocorre a cada 25seg. E a sequência muda. IMG
O Shield ocorre aos 40%, 20% e 10%.
Os cristais nesta fase dão spawn no sentido CCW.

Não há nada que altere mais que isto no resto do encounter, apenas precisam de estar bem posicionados e saber mover corretamente o boss.

As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.
As guias apresentadas não estão atualizadas com base nas composições de gupos atuais. Quaisquer referências de classes devem ser ignoradas. A restante informação, como por exemplo mecânicas, é válida.